quinta-feira, 29 de outubro de 2009

+ sobre o sábado de folga...

Aproveitei o intervalo entre ver as fotos do Salgado e a palestra pra comer... mas não queria comer qualquer coisa... queria comer algo bem típico de um almoço rápido e simples pra um japonês na correria do dia-a-dia... e o friozinho do dia só pedia uma coisa: ラーメン (lámen)!

Terminei de ler o livro do Anthony Bourdain, Kitchen Confidencial - Adventures in the Culinary Underbelly. Foi uma surpresa encontrar, em um dos últimos capítulos, um relato sobre a sua primeira experiência em Tokyo. Durante muito tempo tive a mesma sensação experimentada por ele... uma vontade de entrar no primeiro estabelecimento com cortininhas penduradas na porta, indicando que o restaurante está funcionando, e ter uma refeição simples e típica! Mas aí batia aquela insegurança de não saber se a comida é boa, cara, se eu seria capaz de fazer o pedido... por isso acabava sempre comendo nos mesmos lugares... ou um restaurante que alguém já foi e me levou... ou um daqueles restaurantes de rede, que tem pelo Japão todo e não tem erro (e, principalmente, tem fotos no cardápio, evitando assim, maiores surpresas). Ou naqueles restaurantes de shopping, que também não tem erro... dá pra ver o ambiente de fora mesmo, normalmente tem as amostras de plástico na entrada... nada de surpresas...


肉やさいらーめん

Mas sábado foi bacana ter a supresa de entrar no primeiro restaurante de lámen que encontrei perto de onde estava, abrir a portinha de correr e me deparar com esse ambiente simples e aconchegante... (já pensou se fosse sujinho... teria que dar uma disfarçada, meia volta e adeus! ia ser muito constrangedor!!!)
Sem cardápio, o menu está pintado numa placa bem grande, sem fotos e sem frescura... foi muito boa a sensação de entender praticamente tudo o que eles ofereciam e poder fazer o pedido decentemente, sem aquela de simplesmente apontar a foto do cardápio com o dedo ;) que infelizmente, de tão cômodo, a gente acaba fazendo... e o lámen quentinho foi mesmo a melhor pedida praquele dia frio e chuvoso!


Quis aproveitar a folga até o fim do dia... e pra variar vim parar aqui... quem conhece sabe...

Naquele mesmo livro do Bourdain, ele, sem coragem de encarar um restaurante japa, se refugia num Starbucks, mas percebe que seria muito desperdício estar em Tokyo pela primeira vez e comer/beber exatamente aquilo que ele já conhece!

No meu caso, fui parar no Starbucks pra me abrigar da chuva e por causa da vista também, é claro... pena que não tenho uma câmera com maiores recursos pra brincar com esse mar de guarda-chuvas...

Pra variar, pedi um chocolate quente... e no meio daquela chuvinha percebi que até hoje nunca experimentei o café do Starbucks, pode?! Toda vez que vou peço algo com chocolate! Vai ficar pra uma próxima vez...

Dizem que este é o cruzamento mais movimentado do mundo... e eu acredito! Porque já vim aqui durante a semana, no fim de semana, de dia, de noite... e é sempre essa loucura!!! Nunca vi tanta gente querendo atravessar uma rua ao mesmo tempo como aqui, e é assim o tempo todo!!! Impressionante! Daí quis dar uma olhadinha como estava a rua num dia chuvoso... Mais caos ainda.... porque além de ter que evitar de ser atropelado pelas pessoas, você ainda tem que evitar os guarda-chuvas!!!

Esta é a vista pela passarela que liga a estação JR de Shibuya com algumas outras linhas... ao fundo, à esquerda, o Starbucks.



E até num dia de chuva tinha uma galera com cartazes de free hugs na porta da estação de Shibuya...

Um comentário:

  1. Meg,
    Como posso sentir saudade destes lugares que nunca fui? Acho que só o fato de te imaginar andando e fotografando mesmo com chuva, lembra um pouco Nagoya, esse clima Japão-primeiro-mundo-frio-mas-aconchegante-que-adoro, sinto saudades!
    Aqui está o calorão cada vez mais infernal e ainda por cima perdi minha camerazinha rôxa. :´(
    Saudades moça, saudades!!
    Beijão!

    ResponderExcluir