sábado, 24 de outubro de 2009

Salgado

Resolvi visitar o site do Tokyo Metropolitan Museum of Photography bem a tempo de saber que ia rolar uma expô do Sebastião Salgado por lá... E o mais importante é que, pra abrir a expô, o próprio ia dar uma palestra... justamente no dia da minha folga! Tudo perfeito!!!

Cheguei meia hora antes da distribuição dos convites e já tinha bastante gente esperando por lá... Até os funcionários do museu estavam impressionados com o tamanho da fila que foi formando... Tinha muitos japoneses mas também estrangeiros de todos os lugares... e ouvi alguns brasileiros conversando aqui e ali...

Africa fica em exposição no Tokyo Metropolitan Museum of Photography até o dia 13 de dezembro, de terça a domingo, e apresenta uma centena de registros de Salgado pelo continente, desde a década de 70 até imagens que fazem parte do seu mais recente projeto: Genesis, ainda em andamento.

Minha imagem favorita foi esta aqui... a exposição do Salgado nos apresenta a beleza da natureza africana, cenas tristes de guerra, campos de refugiados, crianças doentes, muitas cenas que me fazem perder um pouco da fé no ser humano... talvez por isso esta seja a minha imagem favorita... apesar das condições precárias em que estas pessoas se encontram, e da triste realidade, é impressionante a energia deles de seguirem lutando pela vida, reconstruindo, recomeçando... achei esta imagem linda e muito poética.

PALESTRA

A abertura da exposição contou com a presença do próprio Sebastião, numa palestra de uma hora e meia para 400 pessoas... O mais triste foi chegar lá e, como o próprio Salgado comentou: Sei que tem muitos brasileiros aqui hoje, mas infelizmente, terei que falar em francês ao invés de português, por questões de tradução... A tradutora não dominava nem inglês (o que já seria de grande ajuda...) muito menos o português... Assim tive que acompanhar a palestra em Francês-Japonês... Ok, ok... valeu a pena assim mesmo! Impressionante a consciência política e econômica mundial desse homem! Está tudo refletido nos trabalhos dele, nos mostrando o que os homens tem feito com os seus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário