Aprendi uma nova palavrinha em japonês... soubetsukai... que significa festa de despedida... como meus dias em Shiga Kogen estão chegando no final, o pessoal aqui decidiu jantar fora em agradecimento ao meu trabalho durante estes 3 meses... Eles escolhem o lugar, eles pagam...
O restaurante (ou melhor, boteco, porque na fachada diz izakaya) escolhido fica em Nakano... em meio a ruazinhas estreitas... acho que não sou capaz de voltar lá, de tão escondido que é o lugar. Uma tiazinha que trabalha comigo disse que o lugar é muito bem conceituado...

O ambiente é lindo... com um piano num canto do izakaya e jardim de inverno... e com uma capacidade pra umas 20 pessoas, no máximo... dá pra ficar bem à vontade... comemos vendo a neve cair sobre o laguinho e as plantas lá fora.








Aí então o garçom explicou... não... os peixinhos não eram pra enfeitar a mesa... era pra bater o ovo com o molho, colocar os peixinhos dentro e... saboreá-los... vivos... nadando no molho de ovos... foi a coisa mais bizarra que eu já vi!!!


*a mídia costuma apresentar as coisas mais bizarras da culinária japonesa... o que eu posso dizer sobre esse jantar é que comer esses peixinhos vivos surpreendeu até mesmo os japoneses que estavam comigo... talvez a diferença entre nós ocidentais e os japoneses seja que, embora surpresos, eles viram esse prato com curiosidade e quiseram experimentar... foi um momento divertido e curioso da noite... com excessão de uma das japonesas que comeu um peixinho mas quando estava com a tigela na mão e o peixinho se contorcendo entre os hashis... morreu de dó e não quis saber mais. Já os ocidentais com que conversei acharam desumando comer os bichinhos... e você, comeria?!
mas e você, comeu? A diferença do meu prato mais bizarro, o camarão vivo é que o seu dá dó pq parece mesmo que está sorrindo mas o meu, ele é mais ¨forte¨ e vc sente ele se debatendo na boca! Qual dos dois é pior?
ResponderExcluir