Como tinha comentado sobre os peixinhos do jantar...
aí vai uma amostra...
Deu fome???
 Combinei com as meninas de esquiar perto "de casa" mas não aguentei esperar...
 O tempo estava lindo, então resolvi ir primeiro e encontrá-las na montanha depois...
Já estamos na Primavera aqui no Japão, então achei que não veria mais as árvores lindas desse jeito... Tem mais neve nessas árvores do que tinha quando estive aqui nos  últimos dias de inverno.... algumas pessoas perguntam quando é a melhor época pra visitar Shiga Kogen... mas é difícil dizer... é preciso ter um pouco de sorte pra pegar dias assim ;)
 Além disso, o tempo muda muito rápido por aqui... olhando assim, parecia que o dia nem prometia muito...
 mas eu fotografo em qualquer tempo... nublado ou com sol :)
 Apesar de não estar ventando, o tempo mudou e logo ficou muito bonito... essa montanha é Kasadake... símbolo de Shiga Kogen e a montanha que eu mais vi e fotografei durante toda a minha estada... pra onde quer que a gente olhe, lá está ela... linda linda!
 Acho que a neve esse ano atrasou um pouco... os níveis foram menores do que os registrados no ano passado, mas está nevando bem pra Primavera.
 Aqui Kasadake está com bem mais neve do que nestas fotos, tiradas em meados de março e antes, no início de fevereiro.
Tiffany e Shyuko-san subindo o Yokoteyama
Combinei com as meninas mas ainda não sabíamos se era melhor escolher o sábado ou o domingo... porque a previsão do tempo estava mudando toda hora! Mas a Yumoto-san soube escolher bem... resolvemos ir no sábado e o dia estava perfeito!!! Um pouco frio... mas não estava ventando e o céu estava azul azul!!!
 Yumoto-san, é quem entende inglês melhor no escritório e é um barato! Além de ter uma filhinha linda!
 Ficou encantada com os cachorrinhos da padaria... como todo mundo! Vive em Shiga Kogen, mas como mora do outro lado do resort, não costuma passear por esses lados... deve ser bom morar aqui... esquiar sempre e curtir a natureza...
 Shyuko-san também é um amor de pessoa... e foi a segunda vez que esquiamos juntas... como sabe que eu ainda estou aprendendo, tem uma paciência... Arigatou Shyuko-san!
 Paramos em Shibutoge pra reabastecer... nunca tinha comido aqui... comidinha caseira... pães fresquinhos... e essa tortinha de maçã... só deu trabalho pra chegar lá, porque fomos pela pista pra esquiadores intermediários... e eu costumo ir pelas iniciantes... mas deu tudo certo no final... devagar e sempre!
 Shibotuge Hotel é a casa do Indy, que eu comentei alguns dias atrás... fica a 2150 m acima do nível do mar e foi construída metade na província de Nagano e metade em Gumma... eu estou morando em Nagano, por isso decidimos almoçar em Gumma. ;)
 Na hora de ir embora, o lift estava em manutenção... mas a dona do hotel nos ofereceu uma carona nesse caminhãozinho de andar na neve (snowcat)... um barato... e a vista pela estrada que ele pegou era maravilhosa! Foi beirando a montanha... e dava pra ver outras montanhas nevadas lá longe... valeu a pena!
 E o Yokoteyama Lift 6 fica escondidinho... entrando à direita, pra quem está descendo o Yokoteyama... ou à esquerda nesta foto.
 A primeira vez em que estive por aqui, penei um monte! Nevava tanto que mal dava pra ver onde estava indo.... e a neve acumulada não deixava fazer as curvas direito... porque eu ainda estava aprendendo e só estava acostumada com as pistas preparadas... Caí não sei quantas vezes até chegar no final!!! Pior foi voltar aqui morrendo de medo e encontrar esse monte de crianças indo numa boa! Tive que encarar de novo!
O restaurante (ou melhor, boteco, porque na fachada diz izakaya) escolhido fica em Nakano... em meio a ruazinhas estreitas... acho que não sou capaz de voltar lá, de tão escondido que é o lugar. Uma tiazinha que trabalha comigo disse que o lugar é muito bem conceituado...

 A comida, no geral, foi bem tradicional... como esses pepinos com missô... simples... bem japa!
A melhor salada com sashimi de salmão que eu já comi na vida!!!
 Saladinha básica... com raíz de lótus frito... muito bom! E, ao fundo, batatas sauté com linguicinhas assadas... o mais perto de comida ocidental que eu vi nessa noite.
 Esse prato é inspirado nas refeições tradicionais da região... Shinshu, o antigo nome de Nagano...
é uma região montanhosa, com muitos recursos naturais e inverno rigoros... e a culinária local é famosa pelos pratos simples e saborosos e pelas conservas tão tradicionais... pois era assim que eles conseguiam comer verduras o ano todo numa região com neve durante metade do ano.
 Unagi Karage... uma espécie de enguia muito apreciada pelos japoneses, empanada e frita.
 Durante o jantar, o garçom trouxe esses pratinhos com um ovinho cru e um molhinho... a base de shoyu... ninguém sabia pra que...
 depois ele trouxe esses peixinhos coloridinhos e vívidos...
 agora me explica, como é que alguém consegue comer essas criaturas olhando pra sua cara e sorrindo!?!
Ainda bem que, pra finalizar tinha uma sobremesa mais do que normal... sorvete de baunilha com morangos... mas só para as mulheres! O garçom, que eu acho que também era dono do restaurante, serviu uma taça de suco de laranja fresquinho pra mim no final... e olha que suco de laranja natural, feito na hora não é algo que se encontra em todo restaurante no Japão.
Este dia, por exemplo, tinha australianos, franceses da Nova Caledônia, Chineses que vivem na Austrália, Suecos que moram na Tailândia e até japoneses no ônibus! ;)
Uma semana dividida em dois hotéis em regiões opostas de Shiga Kogen
Estes 3 australianos reservam 2 semanas por ano pra esquiar. No Japão, eles já estiveram em Hokkaido e Hakuba, mas desta vez resolveram conhecer Shiga Kogen e Nozawa, porque disseram que tanto Hokkaido como Hakuba está muito internacional... Eles esperam o ano todo pra tirar férias e quando chegam nestes lugares, é como se não estivessem nem saído da Austrália, de tantos conterrâneos que eles encontram por lá. Disseram também que sai mais barato vir até o Japão esquiar do que no seu próprio país... daí o número de australianos por aqui ;) Pelo menos em Shiga Kogen, a arquitetura e a estrutura do resort não foi dominada pelas construtoras e empresas australianas. E pra conhecer melhor tudo isso, eles resolveram se hospedar metade da semana em um lado do resort e mais alguns dias do outro lado... pelo menos assim não vão perder tanto tempo no ônibus... ;) anos e anos de bagagem!
Antoine também veio da Nova Caledônia, na realidade, ele vivia na França, até que conheceu
ela por lá, arrumou um emprego de bombeiro e está muito feliz. Adorei a história deles!
 Elaine e Andrew viajam muito! E onde eles vão, fazem fotos dos mascotinhos deles como lembrança. Estes mascotinhos já estiveram em Roppongi, Harajuko, Niseko, Hakuba, Hong Kong, Nova Zelândia... e depois de uma semana em Shiga Kogen, deram mais uma passadinha por Tokyo e, finalmente, de volta pra casa, na Austrália.
 Esta foto fiz quando caminhava pelas pistas de Yokoteyama... De repente olhei pra cima e esse cara começou a acenar pra câmera... infelizmente o cartão de memória já estava cheio e acabei não fotografando... mas achei tão legal o jeito que ele estava curtindo a paisagem de cima do lift, tão relaxado, que arrumei espaço pra essa foto. Achei que nunca mais ia vê-lo... até porque não tem nem como reconhecê-lo, não é mesmo?
 E não é que eu descobri quem era? Esses meninos ficaram duas semanas hospedados no mesmo hotel que eu. Os 3 vivem na Austrália mas Ash é do Nepal e Alex e Will são Malásios. Peguei ônibus várias vezes com eles e jogamos muito UNO e bilhar pra passar o tempo... eles também deram dicas bem bacanas dos lugares onde eles foram fazer snowboard... em duas semanas saindo pra andar de snow praticamente todos os dias, eles conheceram muito mais este lugar do que eu em 3 meses! E só depois que eles já tinha ido embora é que reconheci a jaqueta e o gorro do Alex... e percebi que ele era o cara do lift. Foi bacana ter conhecido aquele cara tão simpático que diz que costuma acenar pra estranhos... lembrei da Erica H.... saudades da minha amiga... acho que eles iriam se dar muito bem! ;)
E esse casal bacana, Diana e Giovani, conheci no ônibus, porque vi que eram estrangeiros e não falavam japonês, daí tentei ajudá-los... depois de um tempo falando em inglês, descobrimos que estavamos que nem bobos falando numa língua que não era nossa... eram todos brasileiros!!! Foi bacana porque, no fim das contas deu pra conversar bastante com eles e irmos juntos visitar os macaquinhos tomando banho de onsen. Eles moram na Austrália e pareciam estar com saudades de conversar em português.
É claro que eu tive sorte também... tive a visita do marido e de muitos amigos e tudo isso foi fundamental pra deixar os dias aqui ainda melhores e matar saudades de todos!!!!